A igreja não deve ser controlada pelo homem



“O cabeça de todo homem é Cristo” (I Coríntios 11:3). Deus, que pôs todas as coisas sob os pés do Salvador, “colocou todas as coisas debaixo de Seus pés e O designou cabeça de todas as coisas para a igreja que é o seu corpo, a plenitude dAquele que preenche todas as coisas, em toda e qualquer circunstância (Efésios 1:22,23). 

A igreja é edificada tendo Cristo como seu fundamento; deve obedecer a Cristo como sua cabeça. Não tem de confiar em homem, ou ser por homem controlada. Muitos pretendem que uma posição de confiança na igreja lhes dá autoridade para ditar o que outros hão de crer e fazer. Essa pretensão não é sancionada por Deus.

O Salvador declara: “Todos vós sois irmãos”. Todos estão expostos à tentação e sujeitos ao erro. Em nenhum ser finito podemos confiar quanto à direção . A Rocha da fé é a presença viva de Cristo na igreja. Nela pode confiar o mais débil, e os que mais fortes se julgam se demonstrarão os mais fracos, a não ser que façam de Cristo Sua eficiência. “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força” (Jeremias 17:5). O Senhor “é a Rocha, cuja obra é perfeita” (Deuteronômio 32:4). “Bem aventurado todos aqueles que nEle confiam” (Salmo 2:12).

(Ellen G. White - Desejado de Todas as Nações, p. 414)