Aprenda a ler a Bíblia

Substitua o tédio e a distração pelo prazer de se deparar com o novo
Por que algumas pessoas perdem o interesse pelo estudo da Bíblia [...]? Ironicamente, as dúvidas sinceras e a expectativa pelo estudo de novas doutrinas, em pouco tempo, podem dar lugar à desatenção em relação à Bíblia. Talvez a resposta tenha que ver com a atitude de aprendiz, ou seja, a disposição de redescobrir na leitura da Bíblia o prazer de se deparar com o surpreendente: as boas-novas do evangelho. Para tanto, você precisa aprender a ler a Palavra de Deus. Abaixo, sugiro dois caminhos para essa jornada.

LIVRO POR LIVRO

Lembre-se de que...
Apesar de a Bíblia formar uma unidade harmônica, cada um dos seus 66 livros precisa ser lido, inicialmente, como se fosse único, levando em conta assim o objetivo de cada autor.

Aprenda a ler
Folheie o livro, observe os títulos dos capítulos, leia a introdução e a conclusão dele e tente perceber como isso se conecta com o miolo do livro. O evangelho de Lucas, por exemplo, começa (1:9) e termina (24:53) falando do templo, o que parece indicar algo importante nesse evangelho.

Entenda o recado
Enquanto lê, fala perguntas como: "Qual é a direção dessa narrativa?", "Quais temas emergem do texto?", "Como é feita a transição das histórias?", "O autor comenta algo depois das parábolas?". A ideia é tentar descobrir a intenção do autor.

Preste atenção...
Na repetição de palavras e ideias. Elas podem apontar para a mensagem central do livro. Em provérbios, uma expressão recorrente é o "temor do Senhor", enquanto em Juízes é a frase "naqueles dias não havia rei em Israel" (17:6; 19:1; 21:25), ou seja, o povo estava desorientado.

TEMÁTICO

Pesquise
Por palavras-chave usando uma concordância bíblica ou o buscador de uma Bíblia digital (modo direto). Ou estude trechos e narrativas ligados ao tema da pesquisa (modo indireto).

Tome cuidado com...
Suas ideias prévias sobre o assunto. O risco é cair na armadilha do "texto-prova". É quando você usa textos fora do contexto para comprovar o que pensa. Por isso...

Seja receptivo para o novo
Defina o que pensa sobre certo assunto e teste seus conceitos à luz da Bíblia. Olhe para as expressões bíblicas como rótulos cujo conteúdo precisa ser (re)descoberto. Dificilmente a Bíblia define explicitamente termos como fé (Hb 11:1) e pecado (1Jo 3:4); portanto, atente para as associações e metáforas usadas pelo autor.

Não se engane
Expressões semelhantes podem ter ênfases diferentes. Nos escritos de Paulo, por exemplo, a ideia de "obras" muitas vezes está ligada ao senso de superioridade espiritual (negativo), enquanto em Tiago existe o sentido de fé em ação (positivo).

Ao seguir essas sugestões, você acumulará informações e reflexões que tornarão o estudo da Bíblia cada vez mais fácil e fascinante. Algo que será internalizado com mais profundidade porque foi descoberto, e não veio "pronto". A experiência diária da pesquisa caracterizou o início do adventismo e pode ser o caminho para você experimentar uma transformação da sua mente (Rm 12:2), na medida em que aprende a pensar biblicamente.

Adrian Milli [autor do artigo] é mestre em Ciências da Religião pela Umesp e doutorando em Teologia pela Universidade Andrews (EUA).

(Revista Adventista, Março 2015)