Jesus na Comissão de Nomeação



Às vezes eu fico imaginando a comissão de nomeação nos tempos de Jesus... Deveria ser algo do tipo:
Após a oração inicial ser feita, ser lido uma mensagem inspirada e realizada uma reflexão para fundamentar que aquela comissão é escolhida e usada por Deus (dessa forma, Deus estaria presente para usar as pessoas ali presentes para escolherem os líderes da igreja), no meio das sugestões de nomes de pessoas, de repente um membro corajoso, ou desavisado, sugere um nome:
– Jesus.
Logo, o restante da comissão começa a "avaliar" o nome sugerido, e um a um começa a dizer seu voto e os motivos que tem para dá-lo.
O primeiro diz:
– Sou líder a tantos anos e nunca vi alguém que cause tanta polêmica quanto Ele. Portanto, meu voto é não.
O segundo continua:
– Esse Jesus é sem noção. Ele parece tão inteligente, mas diz tanta coisa desnecessária. Não passa de tolo! Se fosse sábio em muitas situações ele ficaria calado, como o livro de Provérbios recomenda. Não voto nele de jeito nenhum!
Outro diz:
– Eu o vi com Maria Madalena, aquela prostituta (João 8:3-7). Logo, conforme o conselho bíblico, não podemos escolhê-lo, pois um líder não pode se envolver com mulheres assim (1 Timóteo 3:12).
E outro complementa:
– Já eu, irmãos, o vi conversando e sorrindo com outras mulheres (João 4:16, Mateus 15:28, Marcos 16:1). Esse irmão só pode ser promíscuo. Não pode ser eleito.
E mais um:
– Ah, ele não é da minha panelinha. Ele nunca está nos grupos dos líderes da igreja (segundo os Evangelhos). Então ele não é confiável! Não darei meu voto a ele.
E as acusações e pré-julgamentos continuam, cada um apresentando suas razões que, segundo eles, baseavam-se na própria Bíblia:
– Eu o vi comendo com pecadores (Lucas 15:2), portanto ele não pode ser um líder, pois se “assenta na roda dos escarnecedores”! Conforme a Palavra de Deus, ele não é bem-aventurado (Salmo 1:1). Meu voto é não.
– Verdade irmão! Eu também já o vi rodeado de publicanos, aqueles ladrões (Marcos 2:15)! Nós não podemos elegê-lo. Ele deve ser o mestre dos ladrões!
– E eu, que já presenciei inúmeras vezes ele transgredindo as doutrinas de nossa igreja (Marcos 7:12)! Imagina escolher um líder que nem respeita as tradições eclesiásticas! Isso não é certo, não podemos escolher um líder assim!
– Irmãos, eu não iria nem contar isso, pra não parecer fofoca. Mas como eu acredito que o Espírito Santo se encontra em nosso meio, não importa o que parece, vou contar: Ele não é bem visto pelos seus familiares! Outro dia, ele rejeitou a sua própria mãe e seus irmãos (Mateus 12:47-50)! Já em outra situação, percebi que seus familiares eram unânimes em achar que ele perdeu o juízo (Marcos 3:21)! Imagina eleger alguém com essa índole?! Se assim o fizermos, isso vai acabar incentivando os nossos membros a desprezarem sua própria família! Portanto, para o bem dessa instituição divina, a família, o meu voto é não!
Segue um outro irmão dizendo: 
– Irmão, não ache que isso é fofoca, pois todos nós estamos apenas repassando o que vemos e ouvimos para o bem da igreja e seus membros, tá certo?
Após esses parêntesis, segue a avaliação da comissão de nomeações:
– Outro dia eu o vi ignorando o templo (Mateus 24:2). Imagina, já que Deus merece o melhor, nós investimos tanto as ofertas da igreja para a construção do Templo, para a habitação de Deus, e de repente ele aparece dando a entender que grandes construções assim não têm importância alguma! Os irmãos não ofertarão mais se elegermos um líder com esse pensamento. E o mais absurdo é que ele ainda deu a entender que Deus estaria em qualquer lugar em que dois ou três estivessem reunidos (Mateus 18:20)! Com pensamentos assim, a igreja vai à falência. Meu voto é não!
– Vocês não sabem o que aconteceu outro dia? Jesus chamou aos nossos líderes de hipócritas e raça de víboras! (Mateus 12:34, 15:7)

Então a comissão diz: “Oooohhh... não pode ser”, e o comentário prossegue:
– Isso mesmo! Aliás, isso não aconteceu só uma vez (Mateus 23:13). É certo que o líder A e o líder B são falhos. Mas eles são os ungidos do Senhor e, como tais, ninguém pode criticar, nem tocar neles (Salmo 105:15). Mas esse Jesus está incentivando o mal. Não voto nele.
– É verdade, meus queridos. Esse Jesus é muito crítico. Outro dia ele nos chamou de sepulcros caiados (Mateus 23:27)! Ele não pode ver um errinho sequer que já começa a criticar, como se a igreja fosse perfeita! Ele não tem em mente que somos pecadores e falhos? Não podemos eleger um líder com essa visão. Meu voto é não.
– Minha gente – outro membro comenta – a gente, não pode eleger a Jesus! Afinal, ele é de que igreja? Eu já o vi rondando tantas igrejas que eu nem sei de onde ele é membro. Ele parece um nômade, eclesiasticamente falando. Aliás, pelo que soube, ele não frequenta a igreja em todos os dias de culto. Dizem que ele se reúne muito com as multidões nos vales e nos campos (Marcos 8:1, etc.), inclusive no dia de sábado. Parece-me que ele passa mais tempo fora do templo do que dentro dele. Imaginem um líder assim?! Não teríamos membros frequentes em nossas igrejas. Imagina, trocar um culto para alimentar uma multidão, como Jesus fez? As coisas mais importantes deveriam vir primeiro! O templo vem primeiro e os necessitados depois. Ele não poderia ajudar aos necessitados em outro dia, ou outro horário, que não fosse no dia e no horário de nossas cerimônias religiosas? Claro que podia! Se os necessitados sobreviveram até agora, uma horinha a mais não faria diferença alguma. Não podemos eleger a esse que chamam de Cristo.
– Irmãos, já que o irmão fulano falou sobre o sábado, eu gostaria de acrescentar informações do que tenho visto e ouvido. Soube que Jesus transgrediu o sábado de diversas formas (Marcos 3:2, etc.). E quando aconselhado pelos líderes da igreja, ele ainda respondeu que o sábado foi feito para o benefício do homem (Marcos 2:27)! Imaginem só! Como se não fosse suficiente, ouvi dizer que ele anunciou por aí ser o Senhor do sábado (Marcos 2:28)! Isso já é demais pra mim.

A essa altura, o primeiro irmão a sugerir o nome de Jesus para ser líder da igreja, fala:
– Gente, eu nem imaginava causar esses comentários todos. Eu só sugeri o nome de Jesus, porque outro dia ele valorizou as criancinhas (Mateus 19:14), e porque aparentemente, ele cuida dos órfãos, das viúvas (Mateus 23:14), e dos necessitados (Marcos 8:2,3). Aí imaginei que precisaríamos de líderes assim, por isso sugeri. Mas pelo visto, já há motivos suficientes para não votarmos nele.
– Ah irmão – diz outro membro da comissão –, a igreja já possui departamentos que cuidam disso. Sempre cuidamos das crianças. E imagine que nesse ano o nosso departamento assistencial ajudou cerca de 5 famílias, de todas as 534 famílias que temos! Isso é um total de 10%. Não é demais?! Isso pra mim já é o suficiente.
Rapidamente outro membro corrige, baixinho, a esse último sobre seus cálculos:
– Não irmão. Não são 10%, é 1%.
– Ah irmão – o irmão que calculou errado responde – não seja tão pessimista: 1% é quase 2%! Aliás, com tantas dificuldades que vemos na igreja, conseguir ajudar a esses quase 2% da igreja já é demais.
E o outro irmão silencia após dizer: – É verdade.
Logo após esse silêncio, outro irmão acha mais um “motivo” para não votar em Jesus, comenta com o irmão que estava ao lado e segue um burburinho com mais comentários negativos a cerca de Jesus entre os outros membros.
Por fim, o presidente da comissão declara:
– Acho que já temos motivos suficientes para não elegermos a Jesus como líder de nossa igreja. Aliás, levarei até o nome dele para a comissão da igreja avaliar, visto que ele aparenta apresentar motivos suficientes para ser disciplinado ou até removido do rol de membros da igreja. Mas esse é assunto para outra comissão. Sendo assim, como não sobrou mais ninguém para o cargo, vamos eleger ao irmãozinho beltrano.
De repente, novamente o desavisado deixa escapar:
– Mas ele ainda vai ser batizado! Aliás, ainda nem tem data definida!
– Não tem problema – diz o presidente – Ele é um irmão inteligente e, cercado de boas companhias como as que temos aqui, ele aprenderá rapidinho. E ainda, após ele saber que seu nome foi cogitado para ser líder da igreja, na comissão de nomeação, creio que esse será um grande motivador para ele decidir ser batizado!
E a comissão responde unanimemente:

– Amém!

E os irmãos encerram a reunião com uma oração.

Dias depois, Jesus seria disciplinado, removido e... crucificado!

Ainda bem que isso foi apenas fruto da minha imaginação. Ainda bem que não seria assim nos dias de hoje, não é mesmo? Ainda bem que não é assim que ocorre atualmente, não é mesmo?! 
:\

O que isso diz a você?

(Henderson Rogers)