Há templos e templos

Há templo e templos. Seriam eles a "casa de Deus"?
É comum, em nossos dias, o mundo religioso achar que alguns termos que aparecem na Bíblia têm o mesmo significado e a mesma função de expressões usadas hoje, só porque são palavras semelhantes ou iguais.
Entre vários exemplos, temos: "Pastores" na Bíblia são bem diferentes de "pastores" de nossos dias. "Igreja" na Bíblia refere-se a algo bem diferente da "igreja" de nossos dias.
É o mesmo caso para a expressão "templo" ou "casa de Deus" usada direta ou indiretamente na Bíblia, que é bem diferente da mesma expressão usada hoje em dia.
A Bíblia explica a partir do homem (Davi) que desejou construir um templo para Deus, e do homem que de fato o construiu (Salomão). E mostra o contraste do que o homem queria que o templo fosse e do que de fato o templo era para Deus.
O desejo do homem:
“eu construí um templo majestoso, um lugar para a tua habitação [de Deus] perpétua”. (2 Crônicas 6:1)
A realidade, conforme Deus:
“um templo em honra do meu nome, [...]
um templo em minha homenagem!” (vs.5,10)
“O Eterno disse que habitaria numa nuvem” (vs.2)
pois,
“será que Deus viria morar perto de nós? Nem o Universo é suficiente para conter seu ser, muito menos este templo que construí.” (2 Crônicas 6:18)
É importante ressaltar que o sábio Salomão, mesmo após ter construído o templo, e ter o desejo de fazê-lo a habitação do Senhor, ainda assim sabia que o templo não seria a "casa de Deus":
“Ouve teu povo Israel quando ele orar neste lugar. Ouve da tua habitação no céu e, quando ouvir, perdoa.” (2 Crônicas 6:21)
Percebe? A "casa de Deus" na verdade é um título atribuído a um local que de fato não é uma casa para Deus, visto que Ele não habita nela, aliás, e que se nem o universo pode conter esse Deus grandioso, muito menos um templo, por maior e mais majestoso que seja.
O templo foi construído, de forma majestosa, nos tempos do Antigo Testamento, com um propósito bem definido para aquela época, uma época em que metais preciosos dos tempos de hoje tornaram-se comuns (2 Crônicas 9:27). E ele foi construído em homenagem a Deus, que tornou-se conhecido por causa do templo, do povo de Israel e de Jerusalém (2 Crônicas 6:8). Percebe o propósito?
Naquela ocasião os povos iam até o povo de Deus para conhecê-Lo. O templo era uma grande referência para tal. (2 Crônicas 6:32)
Hoje, o título "casa de Deus" infelizmente é usado em grande parte por conveniência (e não por direito ou fato), dessa vez referindo-se a templos (igrejas) completamente diferentes do templo para o qual foi-lhe atribuído o título, que tinha propósitos totalmente diferentes, ministérios bem diferentes, em um contexto bem oposto ao contexto atual. Desta vez, não para homenagear ao Todo-Poderoso, mas para, entre outras coisas, exigir reverência dos frequentadores, tentar justificar gastos grandiosos e consequentemente apelar por ofertas bem generosas (usadas como chantagem e barganha por muitos), e acabar servindo meramente para o conforto dos frequentadores e atrair congratulações e homenagens aos líderes da igreja.
Obviamente, são templos diferentes, assim, não deveriam ser tratados como iguais, inclusive no uso do título "casa de Deus" atribuído a apenas um deles, o do Antigo Testamento.
Em nosso tempo é o povo de Deus que deve ir até os povos para apresentar o Evangelho Eterno (Mateus 28:19), e não esperar que venham até ele, e assim dar a oportunidade para que outros conheçam a Deus. Dessa forma, o templo (igreja) não é e nem deveria ser o centro dessa estratégia.
Tempos diferentes, estratégias diferentes, pois obviamente os templos são diferentes.
Não são à toa as repetidas mensagens na Palavra de Deus, de que Ele não habita em templos construídos por mãos humanas (Atos 17:24).
Percebeu? Houve um templo. Ele não é o templo das igrejas atuais. E elas não são a "casa de Deus".
Obs.: obviamente, isso não impede de você reunir-se em uma igreja. Mas deveria fazer você entender que ela não é a casa ou a habitação do Eterno. ;)
#LeiaaBíblia e não se confunda e nem seja enganado!

(Henderson Rogers)