Em seus passos


Como é que você definiria um cristão? Alguém que vai à igreja cada semana, que não faz o que é mau, que vive num círculo de amigos que creem o mesmo que ele?

Albert Schweitzer, nascido no dia de hoje em 1875, tinha uma ideia muito melhor do que é ser cristão. Ele cria que o cristão deve imitar a Cristo, viver Sua vida, e seguir os seus passos. Para Albert Schweitzer os passos de Cristo levavam à África.

- Não podemos crer nisto! Será possível que você esteja deixando o importante cargo de Diretor do Colégio São Tomás para ir para a África? - seus amigos lhe indagavam. - Não há ninguém na Europa que saiba mais sobre Bach do que você. Você pode dar concertos de órgão por toda parte. Certamente não vai deixar tudo isto!

Era verdade que nos trinta anos decorridos desde que nascera numa vila da Alta Alsácia, Alemanha, Albert havia realizado um bocado de coisas. Neste breve tempo ele havia se tornado filósofo, músico, pastor e escritor internacionalmente famoso. Agora, estava simplesmente resignando o seu trabalho e informando os amigos sobre seu plano de estudar medicina a fim de ir para a África.
- Quero ser médico, de modo que possa trabalhar sem ter de falar - ele explicava. - Quero mostrar às pessoas amor, e não apenas falar-Ihes sobre amor.

O Dr. Schweitzer passou mais de 50 anos em Lambaréne, África, dando uma demonstração do amor de Cristo. Ele construiu um hospital e uma colônia para leprosos, e prosseguiu humildemente em sua tarefa de andar nos passos de Jesus.

Você também não gostaria de andar nos passos de Jesus? Para isto não precisa ir à África ou a alguma distante ilha do mar. Você pode descobrir os passos de Jesus na própria cidade onde você vive. Pode ver Suas pegadas junto ao leito do enfermo, nos albergues dos pobres, nos becos e vielas das grandes cidades superpovoadas, e em todo lugar onde haja corações humanos em necessidade de consolo. (Ver A Ciência do Bom Viver, pág. 106.) 

"Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que também Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os Seus passos." (1 Pedro 2:21)

Seus passos podem levar à porta vizinha ou logo ali no começo da rua. Está você disposto a dizer hoje: "Eu Te seguirei"?

(Worship Service for Teenagers, Alice Bayes, págs. 126-130. Out of My Life and Thoughl. Albert Schweitzer. pág. 91)