A Bíblia é autêntica?

Existem diversas evidências que apontam para a autenticidade da Bíblia como a vemos hoje. O objetivo desta postagem é apresentar algumas predições – atos de predizer o futuro, ou profecias, que obviamente não são características humana – encontradas na Bíblia que, pelo seu cumprimento, demonstram a improbabilidade de que a Bíblia seja uma invenção meramente humana. O Antigo Testamento bíblico, conjunto dos livros da Bíblia que foram escritos antes da vida de Jesus na terra, que compõem os livros entre o Gênesis e Malaquias, é composto por inúmeras profecias sobre o Messias esperado, profecias estas que foram formuladas com muitos séculos de antecedência, algumas das quais não foram entendidas completamente, apenas quando se cumpriram com precisão. Citarei apenas dez a seguir:
  1. Miquéias 5:2 afirma que Belém seria a cidade em que O Messias nasceria. Séculos depois acontece, de acordo com Mateus 2:1 e Lucas 2:4-6. Além da Bíblia, Justino, nascido na Palestina por voltado ano 100 d.C, menciona, cerca de 50 anos mais tarde, que Jesus nasceu em uma caverna na região de Belém (Diálogo 78).
  2. Isaías 7:14 menciona que o Messias nasceria de uma virgem e Se chamaria Emanuel. Isso se cumpriu, segundo Mateus 1:22-25. Emanuel significa “Deus conosco” o que cumpre o que a Bíblia fala sobre Jesus, que nada mais é do que o Deus, o Verbo, que se fez carne, ser humano, e habitou entre nós, tornando se Deus conosco, segundo João 1:1,10 e 14.
  3. Isaías 40:3 e Malaquias 3:1 mencionam que João Batista seria o precursor do Messias, aquele que iria preparar o Seu caminho. De fato isso ocorreu. De acordo com Mateus 3:1-3 e segundo o próprio Jesus, em Mateus 11:10, João Batista se tornou um profeta que gerou um grande reavivamento espiritual entre os judeus, preparando assim o caminho para a chegada de Jesus, o Messias.
  4. Segundo Isaías 61:1 e 2 Jesus realizaria uma grande obra espiritual, mediante o Espírito de Deus, o Espírito Santo, trazendo alívio aos quebrantados de coração e daria visão aos cegos, “pondo em liberdade os algemados” e cativos. Mas uma vez, cumprindo mais uma profecia bíblica, o próprio Cristo afirmou em Lucas 4:18-21 ser o cumprimento dessa promessa. Tendo isso como o início, a partir disto, o consolo aos tristes e a cura aos doentes foi parte marcante de Seu ministério.
  5. Segundo o Salmo 78:2, Jesus falaria por intermédio de parábolas. Essa profecia cumpriu-se de fato, já que nos evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) aparecem mais de 50 parábolas proferidas por Jesus e, de acordo com Mateus 13:34 e 35, diz que “todas estas coisas disse Jesus às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia”.
  6. Isaías 40:11 é uma profecia de que Jesus seria nosso pastor. O próprio Jesus assumiu esse título quando afirmou em João 10:11: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas”.
  7. Este item refere-se a duas profecias preditas por pessoas diferentes, porém como ambas estão relacionadas a uma pessoa, resolvi colocá-las num só item. Refiro-me às profecias do Salmo 41:9 que menciona que Jesus seria traído por um amigo próximo, e a de Zacarias 11:12, que menciona que essa traição seria a venda de Jesus por 30 moedas de prata. Vale mencionar que 30 moedas de prata era o preço que se pagava por um escravo, segundo Êxodo 21:32, e equivaliam a 120 dias de salário de um trabalhador. Pois bem, segundo João 18:2,3 (e os evangelhos), Judas, um dos discípulos/amigos de Cristo, entregou Jesus para ser julgado, traindo-O/vendendo-O por 30 moedas (Mateus 26:14,15).
  8. O Salmo 22:16 revela que as mãos e os pés do Messias seriam perfurados. Isso aconteceu com Jesus por meio da crucifixão. Jesus afirmou em Lucas 24:39: “Vede as Minhas mãos e meus pés, que sou Eu mesmo; apalpai-me e verificai”.
  9. O Salmo 22:18 prediz que as vestes de Cristo seriam repartidas e sobre elas lançariam sortes sobre elas. Cumpriu-se exatamente e João 19:23 e 24 relatam isso.
  10. Finalmente, Isaías 53:3-9 prediz que o Messias sofreria para consumar nossa salvação. Ele seria desprezado, rejeitado, ferido, levado como ovelha ao matador, e abatido. Sofreria sem abrir sua boca. Isso se cumpriu de forma horrenda, descrita meticulosa e detalhadamente nos quatro evangelhos, quando Cristo ofereceu Sua vida, quem lê perceberá.
Diante destas profecias preditas, como já foi mencionado, há séculos antes de seu acontecimento, seria impossível duvidar da veracidade da Bíblia e muito menos duvidar de Jesus Cristo como Messias (questão que ficará para ser analisada numa outra oportunidade). Críticos da Bíblia existem e existirão aos montes, mas isso porque não são criteriosos o suficiente para analisar a Bíblia como um todo, bem como suas profecias tão precisas, sobretudo as citadas anteriormente de conteúdo messiânico. Aliás, apesar de não ser o mais sábio, é fácil criticar aquilo que mal conhece superficialmente e isso é o que tem sido feito por muitos que alegam ser estudiosos, mas não passam de meros ignorantes sobre as verdades contidas na Bíblia. E você, é tão cego ou ignorante como estes, ou percebe a profundidade e a sobrenaturalidade dos escritos bíblicos? Certamente, humanos não conseguiriam formar um conteúdo tão conciso quanto o da Bíblia e muito menos predizer, muito menos com assombrosa perfeição!
A Bíblia é uma carta escrita do Criador do universo com todo o carinho e cuidado para você. No mínimo ela merece ser analisada cuidadosamente, de acordo com o seu contexto e com fidelidade. E quando isso acontecer aquele que o fizer terá uma compreensão que os mais “inteligentes” jamais terão, sem o auxílio da Palavra de Deus. Que mais posso dizer? Leia a Bíblia e desfrute de seus ensinos preciosos.

P.S.: Recomendo a leitura do livro Ainda Existe Esperança de Enrique Chaij, da Casa Publicadora Brasileira, do qual me utilizei para compor essa postagem.