O Provedor do Universo



"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34)

Embora as pessoas devam ver que nenhuma dádiva da Providência é gasta desnecessariamente, a disposição aquisitiva e avarenta deve ser superada. Essa disposição levará a um trato injusto e fraudulento, que é aborrecível à vista de Deus.

Os cristãos não devem se permitir ser perturbados com ansioso cuidado para com as necessidades da vida. Se os homens amam e obedecem a Deus, e fazem sua parte, Deus providenciará o que for necessário para suas necessidades. Embora sua sobrevivência tenha que ser obtida pelo suor do seu rosto você não deve desconfiar de Deus, pois no grande plano de Sua providência, Ele suprirá suas necessidades diárias. Essa lição de Cristo é uma reprovação aos pensamentos ansiosos, perplexidades e dúvidas da pessoa sem fé.

Nenhuma pessoa pode acrescentar uma hora à sua vida, não importa quão solícita ela possa ser para alcançar isso. Não é menos irracional estar alguém ansioso pelo amanhã e por suas necessidades. Cumpra seus deveres e confie em Deus, pois ele sabe de quais coisas você necessita.
O poder de Deus é manifestado no pulsar do coração, na atividade dos pulmões e nas correntes vivas que circulam nos milhares de diferentes canais do corpo. Estamos em débito para com Ele por todo momento da existência e por todo conforto da vida. Os poderes e habilidades que elevam o ser humano acima da criação inferior são dádivas do Criador. Ele nos concede generosamente Seus benefícios. A Ele devemos o alimento que comemos, a água que bebemos, as roupas que vestimos, o ar que respiramos. Sem Sua especial providência, o ar estaria cheio de pestilência e veneno.

Ele é o generoso benfeitor e preservador. O sol que brilha sobre a Terra e glorifica toda a natureza, o sobrenatural e solene brilho da lua, as glórias do firmamento decorado com brilhantes estrelas, a água que refresca a terra e faz a vegetação florescer, as preciosas coisas da natureza em toda a sua variedade de riquezas, as árvores altaneiras, os arbustos e plantas, o céu azul, a terra verdejante, a mudança da noite para o dia, as estações rejuvenescedoras, tudo fala ao homem a respeito do amor de seu Criador. Ele nos tem unido a Si por meio de todos esses sinais no céu e na Terra. Ele vela sobre nós com mais ternura do que a mãe que vela seu filhinho aflito. “Como um pai tem piedade de seu filho, assim o Senhor tem piedade daqueles que O temem”.

(Ellen G. White - Review and Herald, 18 de setembro de 1888)